9 de out. de 2017

DOMINGO O BRASIL GANHARÁ 30 NOVOS SANTOS

No próximo domingo, dia 15 de Outubro, no Vaticano, em Roma, o Papa Francisco estará canonizando 30 beatos Brasileiros que foram massacrados em 1645 em Uruaçu e Cunhaú, no RN. A tragédia dos “Mártires de Uruaçu e Cunhau” aconteceu durante a ocupação da Holanda no Nordeste, onde os 30 beatos se negaram a renunciar da fé católica para aderir ao calvinismo, religião dos invasores holandeses.

Os futuros Santos serão André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, sacerdotes diocesanos, Mateus Moreira e mais 27 companheiros leigos.

Quanto aos massacres que vitimaram os brasileiros, acontecerem separadamente: o primeiro em 15 de julho, em Cunhaú, onde hoje é o município de Canguretama, e o segundo no dia 3 de setembro, em Uruaçu, atualmente o município de São Gonçalo do Amarante. Segundo relatos, mais de 70 pessoas foram assassinadas, mas só há possibilidade de reconhecer o martírio daqueles cujo os nomes são conhecidos.

Os massacres foram executados por índios tapuias e soldados holandeses, que estavam sob o comando de Jacob Rabbi – alemão a serviço da Companhia das Índias Ocidentais Holandesas. A tragédia aconteceu durante uma missa; a tropa holandesa trancou as portas da igreja e os índios mataram os fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário