18 de dez. de 2012

• UMA MISTURA DE ALEGRIA, TRISTEZA E PROTESTO MARCARAM A ULTIMA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SONGA EM 2012

Uma sessão cheia de Emoção marcou a manhã e tarde desta terça feira 18/12, na câmara municipal de SONGA. Não faltaram ingredientes. Uma mistura de alegria dos que se reelegeram com a tristeza da despedida daqueles que não foram reeleitos e a revolta, em forma de protesto, com a lei eleitoral e acordos quebrados por colegas de partido que culminou em prejudicar a nominata de alguns. 
Este foi o tom da ultima sessão do ano e da legislação. 

O vereador Nino foi a grande demonstração desta mistura de sentimentos. Não poupou elogios aos três vereadores que hora deixam a Câmara Municipal (Vereador Ivanildo Fernandes, Jailson Tavares e Milton Siqueira), más não deixou de alfinetar um ex-vereador que assumiu o mandato por quatro meses (em lugar de Ivanildo Fernandes), e depois quebrou um acordo de cavalheiros não se candidatando nestas eleições, enfraquecendo assim o seu partido. Mostrou também revolta contra a atual legislatura (lei eleitoral) que não reconhece o mais votado e sim o coeficiente partidário, prejudicando alguns candidatos com expressivas votações. Caso dos vereadores Jailson Tavares (1510 votos) e Ivanildo Fernandes (1066 votos), que ficaram de fora. 

 

Um dos mais bonitos gestos da sessão foi a do vereador e presidente Geraldo Veríssimo, que no decorrer da sessão concedeu a cadeira da presidência para a condução dos trabalhos da casa ao vereador e ex- presidente Milton Siqueira. Uma demonstração de agradecimento e reconhecimento pelos seus seis mandatos de vereador , sendo duas vezes presidente, e que agora se despede com a eleição da sua filha Valda Siqueira. 

O vereador Valbam Tinoco usou o pequeno expediente emocionando a todos e ficando emocionado. Fez referencias aos três vereadores e em especial ao vereador Ivanildo Fernandes, principalmente citando as qualidades do colega e a historia de amizade dele com o seu pai Valdivam Tinoco (que estava presente). E encerrou dizendo um até breve ao companheiro Ivanildo Fernandes. 

O vereador Eraldo Paiva também usou o grande expediente, e disse o quanto havia aprendido com os nobres colegas que deixam a casa, em especial ao vereador Ivanildo Fernandes, com os grandes debates travados entre ambos. Falou de forma carinhosa com o vereador Jaison Tavares, citando uma amizade que vem desda infância. Contou das peripécias juntos e das brincadeiras na praça Dinarte Mariz, no centro de SONGA. E encerrou desejando sorte e dizendo que esperava a volta dos colegas a casa. 

O vereador Jailson Tavares de Morais usou o grande expediente para falar um pouco da historia da sua família, a família Tavares de Morais. Desde seu tio (primeiro vereador da família), passando por seu pai, seu irmão, até chegar nesta legislatura com o seu mandato que hora se encerra. Finalizou agradecendo a todos os colegas vereadores, deixando também um recado que lutara para em 2016 voltar a casa. 

O vereador Ivanildo Fernandes foi o ultimo a usar a tribuna no grande expediente, e mais uma vez fez jus a fama de brilhante orador. Começou agradecendo as palavras de todos os colegas vereadores, que unanimemente diziam que a casa estava perdendo um grande parlamentar e debatedor. Disse que a sua derrota nestas eleições era uma provação para deixa-lo muito mais forte, e que a sua luta continuaria em defesa dos seus ideais. Fez colocações sobre os debates travados com os vereadores Geraldo Veríssimo e Mendes, e, agradeceu aos funcionários da câmara municipal denominando o nome de todos, um por um, num bonito gesto aplaudido por todos. E encerrou dizendo que todos os seus mandatos agradecia muito as lideranças que lhe acompanhava desde do primeiro até os dias de hoje, e, mais uma vez, também denominou os nomes de algumas lideranças. 


Ao final se deu a entrega do parlamentar do ano e da legislatura, eleitos pelos blogueiros e editores de jornal do município nesta ultima segunda feira 17. Sendo eleitos os vereadores Mendes e Geraldo Veríssimo respectivamente. 
Também uma singela homenagem foi entregue aos vereadores que se despediam da câmara, uma placa pelos relevantes serviços prestados ao poder legislativo e um livro que conta um pouco da historia do legislativo, escrito por Dudé Soares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário